
Este documento é uma regra de vida para a associação e para os seus membros e foi elaborado pelos delegados participantes da XV Assembleia Provincial realizada em novembro de 2015.
Mas o que na prática mudou? A seguir sintetizamos alguns pontos que julgamos importantes:
- Os tesoureiros dos grupos locais e conselhos regionais devem prestar contas das entradas e saídas, com comprovantes legítimos, durante as visitas do Conselho Provincial.
- Os secretários dos grupos locais e conselhos regionais devem entregar cópias das atas e outros documentos durante as visitas do Conselho Provincial.
- O Regional Maranhão foi suprimido e o grupo de Vila Nova, em São Luis - MA, foi anexado ao Regional Serra.
- Os Conselhos Regionais passam a assumir a coordenação da presença eclesial e civil em nome da associação em comunhão com os grupos locais.
- A contribuição através de Cotas passa a ser em cadeia: o grupo local passa o valor para o Conselho Regional que passa o valor arrecadado ao Conselho Provincial que se obriga a repassar as taxas fixadas ao Conselho Nacional.
- A admissão de um membro poderá acontecer após 3 meses de vivência ativa deste num grupo local.
- Os membros admitidos devem utilizar a Medalha Milagrosa como recebida na celebração.
- A Consagração Mariana na JMV de um membro poderá acontecer após 2 anos de vivência ativa deste num grupo local.
- Os membros consagrados devem utilizar a Medalha Milagrosa como recebida na celebração.
- Os grupos locais devem promover bimestralmente encontros somente para membros consagrados para estudo.
- Os grupos locais passam a obrigatoriamente possuir um Conselho Local formado por um presidente, vice-presidente, secretário, vice-secretário, tesoureiro e vice-tesoureiro.
- Os grupos locais passam a possuir Equipes de serviço, dependentes dos conselhos locais, criadas de acordo com a realidade de cada grupo local.
- Os grupos locais devem realizar a cada semestre um Retiro para apresentação da JMV para novos membros.
O Regimento Interno está disponível em www.jmvfortaleza.org/p/regimento-interno.html e deve ser amplamente divulgado e estudado. As regras previstas nele devem ser respeitadas pelos membros, grupos locais e conselhos, porque do contrário não poderão ser reconhecidos como parte da associação.